Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Costoletas de vitela com groselhas

   Hoje apeteceu-me fazer algo diferente, experimentar...

   Recorri à compilação que tenho da revista "Mulher Moderna" e depois de tanto desfolhar o livro lá me decidi por esta, até porque já tinha colocado as costoletas a descongelar ontem.

Estas quantidades estão indicadas para 4 pessoas.

Ingredientes:
  • 1Kg de batatas
  • 1dl de azeite
  • 2 c. (de sopa) de salsa picada
  • 1,2Kg costoletas de vitela (fiz com outras porque não tinha de vitela)
  • 100gr de groselhas congeladas
  • 2 cálices de água
  • 1 cálice de vinho do Porto
  • 2 c. (de sopa) de açúcar
  • 1 c. (de sopa) de manteiga
  • água, sal, pimenta e groselhas q.b.
 Preparação:


     Coza as batatas com pele em água temperada com sal (cozi sem pele, as batatas que tinha eram grandes). Escorra, descasque-as e corte-as em rodelas. Leve-as a corar em 50ml de azeite. Polvilhe com salsa picada e reserve quente.


   
     Tempere as costeletas com sal e pimenta e frite-as no restante azeite. Transfira-as para um prato e mantenha quente. Num tacho, misture as groselhas com a água, o vinho do Porto, o açúcar e a manteiga. Leve ao lume e deixe ferver até reduzir.

   
     Regue as costeletas com este molho e sirva com a batata salteada. Decore com um raminho de groselhas.



         Uma coisa que aprendi, desde que tenho bimby, foi ter sempre frutos congelados em casa. Habitualmente compro embalagens de frutos silvestres ou, quando é a época especifica de alguma variedade de fruta (morangos por ex.), compro a mais e congelo. Claro que utilizo para os mais variadíssimas fins...sumos, comida, bolos, etc.

         Em relação a esta receita tenho a vos dizer que gostei bastante, é agradável o contraste e, de certeza que, se fosse com as costeletas de vitela ainda ficava melhor porque estas são mais tenrinhas.

         Os frutos Silvestres são de tamanho reduzido e cores vibrantes, vermelhos, azuis ou roxos, arrebatam-nos o olhar. Envolva-se no paladar que estas dádivas da natureza podem trazer à mesa, da forma mais rica e variada.
         Fique a saber que são ricas em bastante vitaminas e favorecem a visão entre outras coisas. É sempre bom saber!!!


         Bons cozinhados
         Beijinhos

    Sem comentários:

    Enviar um comentário